Maiores informações: aqui
Um espaço de informação para alunos e colegas estudiosos do Direito do Trabalho, da Justiça e da Sociologia Jurídica
.
terça-feira, 6 de dezembro de 2016
terça-feira, 29 de novembro de 2016
O pensamento de Pierre Bourdieu através do olhar de uma cineasta
![](https://rioaliancafrancesa.com.br/images/agendacultural/mat-bourdieu.png)
A Aliança Francesa apresenta no dia 07 de dezembro, às 19h, a master class “O pensamento de Pierre Bourdieu através do olhar de uma cineasta”, ministrada pela produtora e cineasta francesa Annie Gonzalez, com participação do cineasta brasileiro Silvio Tendler.
A master class abordará o pensamento do sociólogo francês Pierre Bourdieu, a partir de trechos de documentários de Annie Gonzalez sobre as condições de produção e a recepção da obra na França. Os trechos abordarão o trabalho do Bourdieu, através de entrevistas do sociólogo e outros especialistas que tiveram contato com ele. Serão abordados o conceito de capital cultural, a relação com as mídias e a dominação invisível. O pensamento de Pierre Bourdieu será tratado através do ponto de vista da documentarista, que se pergunta sobre como superar as relações de dominação, através da decodificação do real.
Data: Quarta-feira, 07 de dezembro
Hora: 19h
Local: Auditório Aliança Francesa Botafogo
Entrada franca.
Senhas distribuídas 1 hora antes na Galeria da AF Botafogo
Evento em francês, com tradução simultânea.
domingo, 20 de novembro de 2016
segunda-feira, 7 de novembro de 2016
Semana Acadêmica de Segurança Pública da UFF
Convidamos-o (a) à participar da 3ª Semana Acadêmica de Segurança Pública da UFF, a realizar-se entre os dias 7 e 11 de Novembro de 2016, das 18h as 22h no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFF, situada à Rua Presidente Pedreira, 68 - Ingá, Niterói-RJ.
A 3ª Semana Acadêmica de Segurança Pública promovida pelo Diretório Acadêmico Roberto Kant em parceria com Departamento de Segurança Pública da qual segue a programação:
Dia 07/11 (segunda-feira)
A 3ª Semana Acadêmica de Segurança Pública promovida pelo Diretório Acadêmico Roberto Kant em parceria com Departamento de Segurança Pública da qual segue a programação:
Dia 07/11 (segunda-feira)
Mesa: Um Novo Paradigma Sobre o Campo de Segurança Pública
Dia 08/11 (terça-feira)
Dia 08/11 (terça-feira)
Mesa: Justiça e Alternativas Penais: Entre a Seletividade Penal e o Encarceramento Juvenil
Dia 09/11 (quarta-feira)
Dia 09/11 (quarta-feira)
Mesa: Mídia e Moralidades: A Seletividade da Verdade
Dia 10/11 (quinta-feira)
Dia 10/11 (quinta-feira)
Mesa: O Negro que Arrasta o Chinelo e o que Arrasta o Coturno: A Desumanização dos Policiais e dos Negros
Dia 11/11 (sexta-feira)
Dia 11/11 (sexta-feira)
Mesa: Estatísticas Oficiais: Do Secretismo a Lei da Informação
Encontro
Divulgamos o edital dos GRUPOS DE TRABALHO do XIII JUTRA em Cabo Frio - Período 06 a 08 de Abril de 2017.
Seminário Internacional - UFF
Nos dias 29 e 30 de novembro, estará se realizando a segunda edição do Seminário Internacional de Direitos Humanos Fundamentais, evento do Mestrado em Direito Constitucional da UFF, com apoio dos Programas de Sociologia e Direito e de Justiça Administrativa, entre outros.
O prazo para envio dos resumos expandidos de até 04 laudas vai até o dia 10 de novembro de 2016 e o prazo para envio dos artigos completos de até 7.000 palavras vai até o dia 14 de março de 2017.
Os resumos expandidos aprovados estão publicados em e-books com ISBN, antes mesmo do evento, dia 25.11. Os artigos completos serão publicados no anais do seminário, sem mencionar a publicação em livro físico.
Concluindo, contamos com sua participação para que o evento repita o sucesso da edição anterior. Participe e, por gentileza, divulgue entre seus orientandos para que também o façam.
As publicações do ano de 2015 e o Edital deste ano estão disponíveis em: seminarioduff.blogspot.com.br .
quinta-feira, 6 de outubro de 2016
Qualificação de Doutorado
No dia 05/10/2016 ocorreu a qualificação de Doutorado de Carlos Roberto Rodrigues Batista (PPGSD-UFF), intitulada: "Dissidência entre entidades sindicais e suas consequências para o trabalhador petroleiro."
Luis Cardoso, Leonel Alvim, Carlos Roberto e Ivan Alemão
segunda-feira, 26 de setembro de 2016
quinta-feira, 22 de setembro de 2016
Lançamento de livro
No dia 21/09 , ocorreu na biblioteca do IAB , Rio de Janeiro, o lançamento do livro de Benizete Ramos de Medeiros. Abaixo foto do evento.
segunda-feira, 12 de setembro de 2016
Lançamento de livro
LANÇAMENTO DO LIVRO: "REFLEXOS DO NCPC NO PROCESSO DO TRABALHO"
DIA 22/09/2016 NO CENTRO CULTURAL DA JUSTIÇA FEDERAL
18h às 21h
quinta-feira, 8 de setembro de 2016
Chamada de artigos
Pesquisadoras e pesquisadores,
A Revista da Faculdade de Direito da UFRGS anuncia por meio deste que está aberto o Edital de Seleção de Artigos, acessível em: <http://seer.ufrgs.br/ revfacdir> e lançado o Número 34, de ago. de 2016. A revista assim, consolida sua publicação digital, feita respeitando a periodicidade e o double-blind peer review.
A revista receberá artigos até o dia 30/09/2016.
A Revista da Faculdade de Direito da UFRGS é Qualis B4, semestral e adota a política de acesso aberto (open access) e avaliará os artigos submetidos pelo método da dupla revisão cega (double-blind peer review). A submissão ocorrerá pelo site da revista.
Acesse o edital no site da revista ou diretamente em: <http://seer.ufrgs.br/public/ journals/122/2016-09-01- EditaldeSelecaodeArtigos.pdf>.
Atenciosamente,
Conselho Editorial da Revista da Faculdade de Direito da UFRGS.segunda-feira, 29 de agosto de 2016
Debate Sinttel-Rio
Na quinta-feira (25-08) ocorreu um debate com o Professor de Direito da UFF e Juiz trabalhista, Ivan Alemão no Sinttel-Rio (Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações). Abaixo fotos do evento:
Prêmio Anamatra de Direitos Humanos
Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para o Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2016, que tem como tema “Direitos Humanos no Mundo do Trabalho”. O prêmio, que é uma realização da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), conta com três categorias – Cidadã, Imprensa e Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC).
Inscrições abertas até o dia 30 de setembro. Premiação acontecerá no dia 24 de novembro, no Museu de Arte do Rio – MAR, no Rio de Janeiro (RJ).
Maiores informações: aqui
Conpedi Curitiba
O XXV Congresso do CONPEDI já tem data marcada! A cidade de Curitiba-PR vai receber o evento de 7 a 10 de dezembro, no Centro Universitário de Curitiba – UNICURITIBA. Os trabalhos podem ser enviados na forma de artigos e pôsteres, até o dia 11 de setembro de 2016, precisamente até às 23 horas e 59 minutos.
Maiores informações: aqui
Lançamento de Livro
Convidamos a todos para o lançamento do livro , dia 21/09 , 19h , na biblioteca do IAB , av Marechal Camara , Castelo - Rio de Janeiro.
quinta-feira, 11 de agosto de 2016
Divulgação
1ª JORNADA EN DEFENSA DE LOS DERECHOS DE LOS TRABAJADORES Y RECHAZO AL REGRESO DE LAS POLITICAS NEOLIBERALES A LA ARGENTINA
Abogados, jueces y representantes gremiales nos reunimos para luchar contra:
– Los despidos masivos, la precarización del trabajo y el ataque a la estabilidad en el empleo
– El debilitamiento de la negociación colectiva y la restricción del derecho de huelga
– El desmantelamiento de la Justicia Nacional del Trabajo y el sometimiento de los procesos por accidentes de trabajo al Fuero de la Seguridad Social
El evento tendrá lugar el jueves 18 de agosto a partir de las 14.00 hs en el Teatro La Máscara, sito en Piedras 736 de la C.A.B.A.
Organizan: Asesoría Jurídica de la CTA de los Trabajadores – Asociación Iberoamericana de Derecho del Trabajo y la Seguridad Social (AIDTySS) – Asociación de Abogados Laboralistas (AAL) – Asociación Latinoamericana de Abogados Laboralistas (ALAL) – Asociación Latinoamericana de Jueces del Trabajo (ALJT) – Corriente de Abogados 7 de Julio – CTA Autónoma.
Adhieren: Comisión de Derecho del Trabajo de la Asociación de Abogados de Buenos Aires (AABA) – Equipo Federal del Trabajo –Grupo 14 bis.
terça-feira, 26 de julho de 2016
Evaristo de Moraes Filho
O Direito do Trabalho perdeu, na noite desta sexta (22/7), um de seus grandes estudiosos no Brasil. Morreu, aos 102 anos, no Rio de Janeiro (RJ), o advogado trabalhista Evaristo de Moraes Filho. O corpo do jurista foi velado na Academia Brasileira de Letras (ABL), onde ocupava, desde 1984, a cadeira de número 40.
Pensador incansável, dedicado à causa dos direitos sociais, da democracia e do humanismo, o jurista deixa expressivo legado para aqueles que atuam com esses temas. Dentre as áreas do conhecimento que atuou estão a sociologia, sociologia do trabalho, direito do trabalho, legislação do trabalho, antropologia, literatura, filosofia, história, didática, psicologia e outras.
Para conhecer toda sua obra click aqui
quinta-feira, 21 de julho de 2016
terça-feira, 19 de julho de 2016
Defesa de Monografia
No dia 18 de julho de 2016 foram defendidos dois trabalhos de conclusão de curso da Faculdade de Direito-UFF, Niterói, um do aluno Bruno da Silva Sousa com o título: “A CONCEITUAÇÃO DO TRABALHO EM CONDIÇÂO ANÁLOGA A DE ESCRAVO E O USO DA INFORMAÇÃO COMO MÉTODO PREVENTIVO” e outro da aluna Maria Thaíse Dias Ferreira: “LEI COMPLEMENTAR N. 150/2015 E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE BRASILEIRA”. A banca foi formada pelos professores Cassio Luís Casagrande, Cibele Carneiro da C. M. dos Santos e Ivan Alemão (orientador).
Profª. Cibele, Thaíse, Bruno, Ivan e Cassio
sexta-feira, 15 de julho de 2016
Concurso Público
ABERTURA de Concurso Público para a Carreira de Magistério Superior na Classe A, Professor Adjunto A (40 horas/D.E.), para a área de conhecimento FUNDAMENTOS E TEORIA DO DIREITO PRIVADO.
Início das inscrições: 02/08/2016
Término das inscrições: 01/09/2016
Início das provas: 17/10/2016
Fim das provas: 21/10/2016
Departamento de origem: DEPARTAMENTO DE DIREITO PRIVADO - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Exercício: Niterói
Classe: ADJUNTO
Nível: I
Regime: 40 HORAS DE
Graduação exigida: Direito
Mestrado exigido: Direito, Sociologia, Antropologia, História, Filosofia
Doutorado exigido: Direito, Sociologia, Antropologia, História, Filosofia
Área específica: Fundamentos e Teoria do Direito Privado
Término das inscrições: 01/09/2016
Início das provas: 17/10/2016
Fim das provas: 21/10/2016
Departamento de origem: DEPARTAMENTO DE DIREITO PRIVADO - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Exercício: Niterói
Classe: ADJUNTO
Nível: I
Regime: 40 HORAS DE
Graduação exigida: Direito
Mestrado exigido: Direito, Sociologia, Antropologia, História, Filosofia
Doutorado exigido: Direito, Sociologia, Antropologia, História, Filosofia
Área específica: Fundamentos e Teoria do Direito Privado
Ementa: História do Direito Privado. O estudo da História do Direito. Os grandes sistemas jurídicos e a construção do Direito Privado. Do direito clássico ao direito medieval. Fundamentos do Direito Privado Moderno. A formação da common law. A Revolução Francesa e as liberdades burguesas. A construção da autonomia da vontade. O positivismo do Estado Nacional: A escola histórica do direito. A pandectística e o positivismo jurídico. O estado liberal e o processo de codificação do século XIX. A evolução dos institutos no sistema jurídico brasileiro: Ordenações do Reino, Consolidações e Codificações. Introdução ao Direito Privado. Autonomia privada e direitos subjetivos. A dicotomia Público versus Privado: O Estado liberal e o Direito Privado; O Estado social e o Direito Privado. Direito Privado como limite ao poder e proteção ao indivíduo. Constituição da personalidade jurídica Os direitos de personalidade e a dignidade da pessoa humana. Os âmbitos da individualidade: esfera privada e esfera social. Bioética e biodireito. Direitos individuais e proteção individual. Direitos Privados e democracia. A hermenêutica jurídica e o Direito Privado. Operatividade, aplicação e função limitadora dos direitos privados. Eficácia horizontal dos direitos fundamentais nas relações privadas. Das pessoas. A pessoa natural. Capacidade. Maioridade. Antecipação da maioridade civil. Identificação civil. Domicílio civil. Extinção da pessoa natural. Morte. Direitos de Personalidade: vida e corpo, imagem, privacidade, honra, nome e identidade pessoal, integridade intelectual. A pessoa jurídica. Bens. Fatos, atos e negócios jurídicos. Espécies. Elementos. Efeitos jurídicos. Interpretação. Classificação geral. Modalidades dos atos jurídicos (elementos acidentais). Condição. Termo. Encargo. Forma dos atos jurídicos. Sua Prova. Defeitos dos atos jurídicos (vícios do consentimento). Erro. Dolo. Coação. Simulação. Fraude à lei. Fraude contra credores. Fraude à execução (noções). Lesão. Nulidades. Graus de invalidade. Inexistência. Nulidade absoluta. Nulidade relativa. Aproveitamento dos atos jurídicos anuláveis. Atos ilícitos. Natureza. Elementos. Espécies de ilícito. Dolo e Culpa. Graus de culpa. Causas de ilicitude. civil e da responsabilidade de indenizar. Noções sobre responsabilidade civil. Prescrição. Decadência.
Bibliografia: ALVES, José Carlos Moreira. Direito Romano, 15ª ed., SP: Grupo GEN/Forense. AMARAL, Francisco. Direito civil: introdução. Rio de Janeiro: Renovar, 2002. ANDRADE, Fábio Siebeneichler de. Da codificação: crônica de um conceito. Porto Alegre: Livraria do advogado. BITTAR, Eduardo C. B. (org.). História do Direito brasileiro: leituras da ordem jurídica nacional. São Paulo: Atlas. CAENEGEM, R.C. Van. Uma introdução histórica ao direito privado. São Paulo: Martins Fontes. CASTRO, Flávia Lages de. História do Direito Geral e Brasil. 6ª ed., Rio: lumen juris, 2008 DE CICCO, Cláudio. História do pensamento jurídico e da filosofia do direito. São Paulo: Saraiva. DELGADO, Mário Luiz. Codificação, descodificação, recodificação do direito civil brasileiro. São Paulo: Saraiva. DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro: teoria geral do direito civil. v. 1. São Paulo: Saraiva, 2007. FACHIN, Luiz Edson. Teoria crítica do direito civil. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. FREITAS, Augusto Teixeira de. Consolidação das leis civis. GILISSEN, John. Introdução histórica ao Direito. 2ª ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian. GIORDANI, Mário Curtis. Novo Código Civil à luz do Direito Romano: Parte Geral. Rio: lumen juris, 2005 GIORDANI, Mário Curtis. O Código Civil à luz do Direito Romano. Rio de Janeiro: Lumen Iuris. GOMES, Orlando. Introdução ao direito civil. Rio de Janeiro: Forense, 2002. GOMES, Orlando. Raízes históricas e sociológicas do Código Civil brasileiro. São Paulo: Martins Fontes. GRINBERG, Keila. Código Civil e cidadania. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. GUERRA, Marcele Garcia. O código possível: a tarefa estatal da codificação civil no Império do Brasil. Dissertação. Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito. 2010. HESPANHA, Antonio Manuel. Cultura jurídica europeia: síntese de um milênio. Coimbra: Almedina. KASER, Max. Direito Privado Romano. Coimbra: Calouste Gulbenkian. MIRANDA, Pontes de. Tratado de direito privado. v. 1-6. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1983. NERY, Rosa Maria de Andrade. Introdução ao pensamento jurídico e à teoria geral do Direito Privado. São Paulo: RT. PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de direito civil. Rio de Janeiro: Forense, 2005. REALE, Miguel. História do novo Código Civil. São Paulo: Revista dos Tribunais. ROBERTO, Giordano Bruno Soares. Introdução à história do Direito Privado e da codificação. Belo Horizonte: Initia Via. ROBERTO, Giordano Bruno Soares. O direito civil nas academias jurídicas do Império. Tese. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Direito. 2008. RODRIGUES, Sílvio. Direito civil. São Paulo: Saraiva, 2003. SILVA, Luís Antônio Vieira da. História interna do Direito Romano Privado até Justiniano. Brasília: Senado Federal. TEPEDINO, Gustavo. Temas de direito civil. Rio de Janeiro: Renovar, 2004. VARELA, Laura Beck. Das sesmarias à propriedade moderna: um estudo de história do direito brasileiro. Rio de Janeiro: Renovar. WIEACKER, Franz. História do Direito Privado Moderno. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. WIEACKER, Franz. História do direito privado moderno. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1967. WOLKMER, Antonio Carlos. História do Direito no Brasil. Rio de Janeiro: Forense. ____ * E demais livros técnicos que abordem a parte teórica e geral do Direito Privado brasileiro.
Observação: A prova prática consistirá na entrega de projeto de pesquisa na área do concurso e memorial simplificado a serem entregues no início da prova didática.
Concurso autorizado pelo CEP/UFF: http://www.noticias.uff.br/bs/2016/06/109-2016.pdf
Maiores informações em breve: https://sistemas.uff.br/cpd/home.cpd
Acessar: Concursos e Seleções --> Professor efetivo
Acessar: Concursos e Seleções --> Professor efetivo
segunda-feira, 11 de julho de 2016
sábado, 2 de julho de 2016
segunda-feira, 30 de maio de 2016
Novo artigo
Acesse aqui o novo artigo do professor Ivan Alemão: "O novo CPC, a Justiça do Trabalho e a Segurança Jurídica".
segunda-feira, 23 de maio de 2016
Lançamento de Livro
No dia 19/05/2016 ocorreu o lançamento do livro "Dissídio Coletivo Consensual e Autonomia Negocial Coletiva" de Luiz Felipe Monsores de Assunção no 7º Congresso da ABRASD, em Fortaleza. Abaixo foto do evento.
quinta-feira, 28 de abril de 2016
quinta-feira, 21 de abril de 2016
Lançamento de livro
No dia 15/04/2016 ocorreu o lançamento do livro "Dissídio Coletivo Consensual e Autonomia Negocial Coletiva" de Luiz Felipe Monsores de Assunção. Abaixo foto do evento.
quarta-feira, 13 de abril de 2016
segunda-feira, 4 de abril de 2016
Ciclo de debates
A Amatra1 (Associação dos Magistrados do Trabvalho) promoveu no dia 31 de março de 2016 em sua na sede no Rio de Janeiro, o último encontro do Ciclo de debates sobre a aplicabilidade do NOVO CPC NO PROCESSO DE TRABALHO. O evento contou com a participação dos desembargadores Ivan Alemão, Vólia Bomfim Cassar e Alexandre Teixeira.
quarta-feira, 30 de março de 2016
Banca de qualificação de Doutorado
No dia 28-03-2016 ocorreu a banca de qualificação de Doutorado de Nilson Soares de Souza Neto com o título: "Oliveira Vianna: a importância de seus pareceres na construção da legislação do trabalho."
Prof. José Henrique Carvalho, Prof. Ivan Alemão, Profª. Gislene Nader e Nilton Soares
Defesa de Monografia
No dia 28-03-2016 ocorreu a banca de defesa de monografia (Faculdade de Direito-UFF) de Isabela Mattos Napoleão, com o título: "Terceirização na Administração Pública e os reflexos da ADC 16."
Prof. Ivan Alemão, Isabela Mattos, Prof. Cassio Casagrande e Prof. Rodolpho Bacchi
Defesa de Monografia
No dia 28-03-2016 ocorreu a banca de defesa de monografia (Faculdade de Direito-UFF) de Carlos Eduardo Guiscafré Machado, com o título: "Pessoas com deficiência - uma análise da legislação."
Prof. Ivan Alemão, Carlos Eduardo, Prof. Cassio Casagrande e Prof. Rodolpho Bacchi
quarta-feira, 23 de março de 2016
Defesa de monografia
No dia 21-03-2016 ocorreu a banca de defesa de monografia (Faculdade de Direito-UFF) de Lívia Azeredo Miranda, com o título: "As revistas em pertences dos empregados à luz da jurisprudência do TST."
Prof. Ivan Alemão, Prof. Rodrigo Carelli (UFRJ), Lívia e prof. Cassio Casagrande (orientador)
terça-feira, 1 de março de 2016
Prova adiada
ATENÇÃO: A prova de DT 04 que seria no dia 29 de fevereiro foi adiada para o dia 07 de março (próxima segunda-feira).
Motivo: o transtorno causado pelo temporal!
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016
Defesa de Tese
No dia 19 de fevereiro de 2016 ocorreu a defesa de tese de Doutorado de Mônica Paranhos, intitulada: "Mobilização e ação sindical: a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a negociação coletiva para o Acordo 2013-2015" , PPGSA-IFCS-UFRJ.
Ivan, Laura, Monica, Elina, Paula e Felícia.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016
Notas da prova de DT1
Acesse aqui as notas da prova de DT1 do dia 27/01/2016.
Aviso: a 2ª PROVA SERÁ NO DIA 02/03 para os que não fizeram a 1ª prova ou para os que queiram ou precisem melhorar a nota.
Notas da DT4 - 1ª prova
Acesse aqui as notas da 1ª prova (01-02-2016) dos alunos da DT4.
Aviso: a 2ª PROVA SERÁ NO DIA 29/02 para os que não fizeram a 1ª prova ou para os queiram ou precisem melhorar a nota.
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016
sexta-feira, 15 de janeiro de 2016
ALAST 2016 - Buenos Aires
Bom dia.
Eu e professora Victoria Basualdo (FLACSO - Argentina) estamos coordenando um grupo de discussão no próximo Congresso de Sociologia do Trabalho, da Associação Latino-Americana de Sociologia do Trabalho, que se realizará em Buenos Aires, na primeira semana de agosto de 2016 (3 a 5/8).
O Grupo denomina-se "Regulação institucional, terceirização e desigualdade: novos desafios para os atores sociais e intérpretes do direito" e foi apresentado dentro do eixo temático: "Terceirização e subcontratação trabalhista. Regulação institucional e estratégias dos trabalhadores" e receberá propostas para a apresentação dos trabalhos até o dia 18 de março.
Assim, gostaria de convidá-los a submeter resumos e solicitar divulgação da chamada, que se encontra no seguinte link: http://alast.info/cronograma-y-pautas-para-la-presentacion-de-resumenes/
Um abraço para todos,
Sayonara Grillo Coutinho
Assinar:
Postagens (Atom)